Concordo

Com Luís Carvalho
Horário 14.00 às 18.00
Participantes mín. 15

Durante este workshop estudaremos as plantas que, sob uma perspetiva simbólica e teológica, são, com maior frequência, referidas nas Sagradas Escrituras (Antigo e Novo Testamento). Apresentaremos, igualmente, plantas que foram importantes para a economia de Canaã e que são também elas mencionadas na Bíblia. Estudaremos alguns exemplos da simbologia das plantas na Arte Sacra Medieval e Renascentista.
Veremos centenas de imagens em PowerPoint sobre plantas e locais bíblicos, complementadas por dezenas de plantas e produtos produzidos a partir das mesmas.
Algumas das questões às quais procuraremos responder, serão, por exemplo: (1) De que madeira era feita a Arca da Aliança; (2) O que era o maná caído do Céu? (3) Que planta era a sarça-ardente; (4) O que eram os lírios-do-vale e a Rosa de Sharon elogiados no Cântico dos Cânticos; (5) Que simbologia estava associada à romã; (6) Que plantas eram utilizadas nos óleos de unção; (7) De onde provinha o incenso e a mirra e qual a simbologia a eles associada; (8) Qual a simbologia das folhas de palmeira (ramos de palma); (9) Qual a madeira utilizada para fazer a Cruz de Cristo; (10) A Coroa-de-Espinhos foi feita a partir de que planta; (11) Qual é a Árvore-da-Vida; (12) Qual era o significado das cerejas, morangos, nozes, peras e maçãs na arte sacra.

FORMATO DO CURSO
Trata-se de uma edição online, transmitida em tempo real e em directo através da plataforma Zoom. Para aceder, o participante só precisa de um telemóvel, tablet ou computador com uma boa ligação à internet. Cada participante receberá um link e password para que se possa juntar ao curso.
Sendo uma actividade em directo, os participantes têm obrigatoriamente de estar ligados no dia e hora respectivos para participarem.

Luís Mendonça de Carvalho é biólogo (UTAD), mestre em bioquímica de plantas (Universidade de Lisboa), doutor em sistemática e morfologia de plantas (Universidade de Coimbra), visiting scholar na Universidade de Harvard, professor no Instituto Politécnico de Beja e diretor do Museu Botânico de Beja.

Em caso de desistência:
Haverá lugar a reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes do workshop. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido.
Caso o workshop não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Transportes Públicos

Autocarros e eléctricos
Av. 24 de julho - 15E, 18E, 728, 732, 760
Av. Infante Santo - 720, 738
Av. de Ceuta - 712, 713, 714, 727, 742, 751 e 756

Comboios
Linha de Cascais (Estação de Alcântara) *
Linha da Azambuja (Alcântara-Terra)
* Na estação de Alcântara existe uma passagem subterrânea para peões com saída junto ao Museu.

Estacionamento

Parque público junto ao Museu.

Serviços Adicionais

Veja ainda: